Oficina de Leitura e Escrita Palavra Mágica


A Oficina Palavra Mágica de Leitura e Escrita foi desenvolvida especialmente para atender o público jovem. Ela é construída a partir de questões instigadoras que buscam fazer com que o leitor procure as respostas, faça novas perguntas e discuta seus pontos de vista. O
programa aborda temas atuais e adequados ao interesse da faixa etária e propõe atividades a partir de diferentes formas de texto: contos, crônicas, poesia, música, fotografia, cartazes, teatro, entre outros.
Segue uma configuração padrão que parte de um debate em torno de determinado tema e avança pelas etapas de leitura de textos a respeito do assunto abordado, reflexões sobre os textos lidos, produção escrita, divulgação da produção e uma avaliação dos encontros, sempre levando em conta as características de cada lugar onde a oficina acontece.

Mais que formar leitores, o projeto busca oferecer uma ferramenta nova e fundamental – essa condição nova de ler, compreender o sentido e tomar consciência – para ampliar sua concepção do mundo, expressar sentimentos e ideias e, ainda, se apropriar e desenvolver conceitos como direitos sociais e cidadania para, a partir daí, criar condições para mudar essa realidade.
A concepção, metodologia e ferramentas da Oficina Palavra Mágica de Leitura e Escrita foram desenvolvidas em 2004/2005 pela professora Maria Antonieta da Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), ex-coordenadora do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, e ex-diretora nacional do Livro e Leitura. Também foram criadas pelo Instituto ferramentas especiais de gestão e monitoramento do projeto.

Na fase de implantação do projeto são realizados cursos, workshops, palestras, seminários e encontros para a formação de mediadores da leitura, professores e voluntários que atuam nos mais diferentes locais para ajudar a formar leitores.
Este é um dos legados deixados pela Oficina nos lugares onde ela acontece.

Outro legado das oficinas são os clubes de leitura criados nas comunidades de origem de seus frequentadores, que são estimulados a atuar, eles próprios, como mediadores e agentes voluntários de leitura. Esta é uma das maneiras de buscar a autossustentabilidade do projeto, e assegurar futuras atividades de formação, debate, reflexão e práticas de leitura depois que as oficinas terminam.

Resultados obtidos

• Desenvolvimento do hábito e o gosto pela leitura
• Aprimoramento das habilidades de escrita e expressão
• Estímulo ao protagonismo social junto às suas comunidades;
• Aumento do interesse pela leitura de outros textos
• A melhoria do rendimento escolar e/ ou profissional

Apoio à comunidade

O Instituto Palavra Mágica realiza a oficina, em geral, em parceria com ONGs e instituições que apoiam jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Instituto produz e distribui o material pedagógico aos participantes, publica um livro no final do programa e instala uma minibiblioteca que fica para a comunidade. Um profissional contratado pelo Instituto atua como mediador de leitura nas oficinas. Pelo menos outras duas pessoas da própria comunidade são capacitadas para também atuarem na mediação de leitura em cada lugar.

Parceiros

Foram parceiros da Oficina Palavra Mágica de Escrita e Leitura a Unesco, Rede Globo/Programa Criança Esperança, Correios, Fazenda Santa Cruz dos Bandeirantes, Autovias, Cesomar, Projeto Vida/Laura Vicuña, Obreiros do Bem, Corassol, Cooperverde, Sonho Real, Núcleo Cynira Said, Colônia Espírita Fraternidade, Ministério Público do Estado de São Paulo e inúmeras associações de bairro, e a Petrobras, por meio de edital público de seleção.

Algumas das muitas notícias na imprensa:


Adolescentes da Oficina palavra Mágica de leitura e Escrita lançam coletânea

Projetos procuram incentivar a leitura e minimizar analfabetismo funcional

Petrobras e Palavra Mágica anunciam Oficina de Leitura e Escrita

Oficina forma leitores e desenvolve a escrita de jovens da rede pública

Fotos - Oficina de Leitura e Escrita Palavra Mágica

Voltar