Clube de Leitura Palavra Mágica

O Clube de Leitura Palavra Mágica é um projeto de incentivo da leitura como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania. É uma reunião de pessoas interessadas na leitura de obras literárias que se encontram uma vez por mês para conversar conversar, refletir e se expressar sobre o que acabaram de ler e as conexões das leituras que fizeram com suas próprias vidas.

Cada participante do clube recebe, gratuitamente, como empréstimo, todo mês, um novo livro para ler. Sempre no mesmo dia do mês e mesmo local, os membros se reúnem para conversar sobre a leitura, com a mediação de um facilitador. Os próprios leitores ajudam na escolha dos títulos que serão lidos. O Clube de Leitura também dispõe de material de apoio como marcadores de página, carteirinha de identificação, placas de identificação etc.

O público alvo do projeto, de forma geral, constitui-se por jovens e adultos alfabetizados interessantes na leitura e na possibilidade de discussão crítica de diferentes obras literárias. São pessoas de diferentes classes sociais, organizadas em grupos com perfil homogêneo, que se interessam por temas em comum.

Os Clubes de Leitura poderão ser instalados em casas, escolas, igrejas, sindicatos, empresas, asilos, presídios, associações de bairro, hospitais etc.

Os relatos sobre a leitura podem ser divulgados nas redes sociais ou em blogs criados pelos próprios membros. Além das reuniões do clube, há sempre ações extraordinárias, que partem dos próprios membros e dos mediadores, tais como irem ao cinema, ao teatro ou ao circo, visitarem uma exposição ou uma feira de livros, entre outros.

O objetivo do projeto é fomentar a leitura como uma prática social e, assim, contribuir para formar uma nova geração de leitores. 

O Instituto Palavra Mágica dá o apoio necessário para o funcionamento dos clubes. Além dos livros - que mais tarde serão reutilizados, em rodízio, por outros clubes - o Instituto distribui resenhas , dicas e comentários de especialistas para apoiar a leitura. Criar e manter um Clube de Leitura também é bem mais fácil do que se imagina.

Foram implantados, desde 2008, 120 clubes de leitura no município de Ribeirão Preto. A partir de 2009, também foram implantados 32 clubes de leitura Palavra Mágica em em penitenciárias do Estado de São Paulo, em parceria com a FUNAP - Fundação Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.


Algumas muitas notícias que saíram imprensa:

Fundação lança o Projeto Clube de Leitura Palavra Mágica e Encontro de Formação de Mediadores de Leitura

Luiz Puntel estará no Bate-papo com o Autor do Clube de Leitura Palavra Mágica

Contra o analfabetismo funcional, os Clubes de Leitura

Árvore com galhos carregados de poesia é atração na Feira do Livro de Ribeirão Preto/SP

No Dia Nacional do Livro, projetos de leitura atendem detentos de Ribeirão Preto/SP

Escritor Menalton Braff participa do Projeto Clube de Leitura na unidade prisional de Araraquara/SP

Fotos - Clube de Leitura Palavra Mágica

Voltar